quarta-feira, 24 de junho de 2015

História do Reiki

ONU-1983 - A Organização Mundial da Saúde, um importante órgão das Nações Unidas, já recomendava a Terapia Reiki desde 1983, mas o Governo Brasileiro e os demais da América Latina nunca tomaram uma providência, talvez por causa do comprometimento com as corporações da saúde fortemente ligadas ao Congresso Nacional.

ONU recomendou Reiki para o tratamento da dor em junho de 2007 - O documento “WHO Normative Guidelines on Pain Management” (”Diretrizes Normativas da OMS para o tratamento da dor”), publicado em Genebra em Junho de 2007, assinado pela consultora da OMS Prof. Neeta Kumar, página 33, do Anexo 5, a Organização Mundial da Saúde indica a Terapia Reiki para o tratamento da dor (assim como acupuntura, músicoterapia, fitoterapia, orações). Veja o documento, em inglês, no seguinte link: http://www.who.int/medicines/areas/quality_safety/delphi_study_pain_guidelines.pdf

Brasil - 2007 - Finalmente, em janeiro de 2007, o Ministério do Planejamento e Gestão tomou uma atitude já que o Ministério do Trabalho e Emprego, que deveira tomar, nunca tomou. Publicou o novo código da profissão chamada Serviços de Reiki.

Tibete - Século VII - Há registro sobre esta técnica holística no Tibete desde o Século VII, escrito por um dos mais respeitados professores-monges de sua época, Tse Wang Rigzin. A Terapia Reiki, cujo nome em tibetano é Tsi Dup Yang Bod, é a mais antiga prática de cura proveniente da civilização Bör (ou Bon), que era a população nativa do Tibete (há registro dessa civilização pelo menos três mil anos antes de Cristo), anterior também à chegada do Budismo ao Tibete, vindo da Índia. O nome Reiki foi dado por Mikao Usui. Não fique surpreso se você perguntar a um japonês (nascido no Japão) sobre Reiki e ele disser que não conhece. Esta técnica de cura natural era uma prática comum na Marinha japonesa até a II Guerra Mundial, quando o Japão foi derrotado e os arquivos perdidos nas constantes mudanças de prédio. Nos primeiros anos depois da guerra, com a derrota do Japão, as práticas holísticas foram proibidas.
Atraso da Europa - O Brasil levou 24 anos para reconhecer a profissão depois da recomendação da ONU, mesmo assim ainda está na frente de muitos países, inclusive países europeus como Portugal, cujo governo simplesmente ignora esta técnica e as demais terapias holísticas, e por isso há muita desinformação e aproveitadores por lá, segundo inúmeros e-mails recebidos por esta Associação de cidadãos portugueses.

Fonte: Associação dos Mestres e Terapeutas Reiki


Nenhum comentário:

Postar um comentário